Abinee e Anatel tratam do combate ao mercado de celulares piratas

30/03/2017

O presidente executivo da Abinee, Humberto Barbato, e o presidente do Conselho de Administração, Irineu Govêa, reuniram-se nesta quinta-feira, dia 29, em Brasília, com o presidente da Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros. O encontro tratou basicamente do combater ao mercado ilegal de celulares. Segundo recente pesquisa do Ibope, o celular é o quarto produto mais pirateado no País.

A Abinee, representando as indústrias de dispositivos móveis de telecomunicações, tem promovido ações para conscientização a respeito dos prejuízos decorrentes da utilização de aparelhos não homologados pela Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel). Exemplo disso é a campanha publicitária nacional “Celular Pirata Não”, realizada em 2016, com o objetivo de alertar a população potencial usuária sobre os riscos e malefícios do uso de celulares falsificados ou irregulares. Somente os aparelhos homologados possuem o selo de certificação que dão ao consumidor a garantia de sua procedência. Composta de anúncios de rádio, televisão, mídia exterior e mídias sociais, a campanha foi um sucesso, alcançando 21 milhões de visualizações nas mídias sociais, com 97% de comentários positivos, 65 milhões de pessoas impactadas na tevê aberta e 212 mil acessos ao hotsite.

Por esta razão, a Abinee, que desde o início apoiou o projeto SIGA – Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos, criado pela Anatel para coibir o mercado ilegal de celulares, defendeu agora e solicitou, na reunião com o presidente Juarez Quadros, que as próximas etapas do projeto SIGA sejam realizadas, com a adoção de medidas efetivas por parte da Anatel e operadoras, no sentido de bloquear aparelhos piratas e aqueles objeto de roubos, o que irá inibir a comercialização e circulação de aparelhos ilegais.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090