Abinee defende no Ministério do Trabalho alternativa para Lei de Informática

29/03/2017

O presidente da Abinee, Humberto Barbato, participou na terça-feira (28), em Brasília, de reunião da mesa de negociação tripartite do segmento de eletroeletrônica e informática, promovida pelo Ministério do Trabalho. O objetivo do encontro foi a discussão de temas de interesse do setor e desafios a serem enfrentados. "Nosso diálogo deve ter como foco principal a empregabilidade no setor, pensando o Brasil como um todo", destacou o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

Barbato abordou a necessidade de revisão da Lei da Informática em função da condenação de políticas industriais praticadas pelo Brasil no Painel da Organização Mundial do Comércio (OMC), aberto pela União Europeia e Japão. “É imprescindível o empenho do Executivo e do Legislativo na busca de alternativas que tragam segurança jurídica para os investimentos na área de TICs e que preservem as conquistas do Brasil no desenvolvimento tecnológico”, disse o presidente da Abinee, que na ocasião, pediu o apoio do Ministério do Trabalho.

Para ilustrar a importância da Lei de Informática, ele destacou que as empresas habilitadas pela Lei empregam 131 mil trabalhadores, sem contar os indiretos. “Desse total, 30% possuem nível superior, mostrando a qualidade dos empregos gerados”, observou. Segundo Barbato, os efeitos da Lei já são bem conhecidos e ratificam a necessidade de se preservar esse instrumento da maneira mais inteligente possível “para que o Brasil continue na rota do desenvolvimento tecnológico, garanta o acesso à informação por parte da população, promova o crescimento econômico e, sobretudo, a geração de empregos”.

Participaram também da mesa representantes da Central única dos Trabalhadores (CUT), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), sindicatos de metalúrgicos, Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e CNI. No próximo encontro, os participantes serão divididos em grupos de trabalho temáticos, que discutirão de forma mais detalhada cada tema apontado durante a reunião.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090