Abinee Nordeste vai se instalar no Parqtel de Pernambuco

04/06/2020

Após ser aprovada na chamada pública realizada pelo Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologia Associada - ParqTel, a Abinee e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Estado de Pernambuco assinaram um Termo de Cooperação Técnica com Permissão de Uso para a instalação do escritório da Abinee Regional Nordeste no Centro de Pesquisa e Inovação em Manufatura Avançada (CMA) no ParqTel de Recife/PE. O Termo de Cooperação foi assinado pelo presidente do Conselho da Abinee, Irineu Govêa, e pelo secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonildo da Silva Sales.

A iniciativa representa o esforço em conjunto no sentido de estimular e fortalecer o Parque Tecnológico que vem tornando-se referência no desenvolvimento da manufatura avançada no Estado de Pernambuco. O convênio entre a Abinee e SECTI-PE tem por objetivo promover ainda mais a integração e cooperação entre governo, ICTs e empresas, promovendo o desenvolvimento econômico e social do estado.

Com essa nova parceria, o Centro de Pesquisa e Inovação em Manufatura Avançada (CMA - ParqTel), torna-se associada a rede de institutos de ciência e tecnologia (ICTs) e universidades filiados ao Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Complexo Eletroeletrônico e Tecnologia da Informação - IPD Eletron, entidade criada pela Abinee.

Entusiasmado com a iniciativa, o diretor da regional Abinee Nordeste, Angelo Leite, ressaltou a importância da parceria e o alinhamento com o governo do Estado.

Desde a estruturação do ParqTel em 1996, a Abinee participa do Comitê Gestor do Parque Tecnológico. Fazer parte desse ambiente institucional, que envolve a cooperação do governo, empresas, ICTs e academia, fortalece ainda mais a cadeia tecnológica de Pernambuco. "Um dos desafios nossos é de contribuir positivamente com o fortalecimento desse ecossistema de inovação", destacou Leite.

Para o cientista chefe do ParqTel, Carmelo Bastos, a importância da Abinee em se instalar no ambiente pode ser uma fonte de infraestrutura para as empresas associadas da entidade participarem mais do Parque. Será um canal de comunicação direita com o parque, para que outras empresas que estão fora do sistema, possam vir a integrar o nosso sistema de hardware de Pernambuco. O CMA-ParqTel é considerado um centro de referência da Indústria 4.0 no Ecossistema de Inovação de Pernambuco. Ele é vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Além de ter uma incubadora, a Inbarcatel, ele oferece serviços focados em prototipação mecânica, prototipação eletrônica, pré-testes de conformidade e treinamento em robótica industrial.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090