ABNT abre consulta sobre NBR 16489

16/03/2017

A ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - está colocando em consulta nacional, até o dia 23 de abril, o projeto de norma ABNT NBR 16489 - Sistemas e equipamentos de proteção individual para trabalho em altura.

O projeto estabelece recomendações e orientações sobre a seleção, uso e manutenção de sistemas e equipamentos de proteção individual de queda para uso no local de trabalho para prevenir e/ou reter quedas de uma altura.

É destinada para uso de empregadores, empregados e pessoas autônomas que utilizam sistemas e equipamentos de proteção individual de queda. Também é aplicável para uso por projetistas, por exemplo, arquitetos e engenheiros estruturais, inclusive aqueles que são responsáveis pelo projeto de roteiros de acesso seguros em edifícios e estruturas, por aqueles que autorizam trabalho em uma altura, por exemplo, proprietários de edifícios e empreiteiros, e por aqueles envolvidos em treinamento de pessoas para trabalhos em altura.

Esta Norma não é aplicável para sistemas de proteção de queda coletiva, por exemplo, plataformas de trabalho e redes de segurança para retenção de queda. Não tem a intenção de se aplicar aos sistemas e equipamentos de proteção individual contra queda para uso em atividades de lazer ou em atividades profissionais ou privadas de esportes. Também não está incluída para se aplicar aos sistemas e equipamentos de proteção individual de queda para uso em arboricultura.

Conheça o projeto de norma ABNT NBR 16489


Informações Adicionais

Geraldo Takeo Nawa

Analista de Normas Técnicas

11 2175-0042

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090