Finep apresenta linhas de crédito e outras modalidades de investimento

28/03/2017

A Abinee sediou na terça-feira, 28/3, em São Paulo, evento da Finep para apresentação das suas linhas de crédito para médias-grandes e grandes empresas com o objetivo de fomentar a inovação e a competitividade da indústria nacional, além de aproximá-la de outras modalidades de financiamento, como mercado de capitais e private equity.

Na abertura do evento, o diretor executivo da Abinee, Anderson Jorge de Souza Filho, afirmou que o apoio do setor governamental, em especial da Finep, no tema inovação é fundamental para as empresas do setor eletroeletrônico, pois catalisa os esforços dos participantes do ecossistema de inovação em resultados práticos a serem aplicados na indústria e otimiza o uso das fontes de recursos.

Ele apresentou também as ações da Abinee com o intuito de promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação nas empresas do setor eletroeletrônico. Também abordou as atividades do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Complexo Eletroeletrônico (IPD Eletron), que reúne Institutos de Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento de projetos de P&D em parceria com o setor eletroeletrônico.

O diretor de Inovação da Finep, Márcio Girão, afirmou que a missão da financiadora é ser indutora da inovação, que, segundo ele, somente existe quando gera riquezas nas empresas.

“Nosso desafio é dar apoio às ideias dos empreendedores e incentivar a inovação”. Durante a reunião na Abinee, Girão destacou que o setor eletroeletrônico terá papel de protagonismo na quarta revolução industrial representada pela manufatura avançada. “Esta transformação tecnológica está acontecendo de forma rápida, por isso, é urgente que toda a sociedade se mobilize em torno deste tema”.

Outra preocupação da Finep é capacitar os empresários a buscar investidores. Nesse contexto, a superintendente executiva da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), Ângela Ximenes, e o representante da BM&F BOVESPA, Gustavo Benatti, parceiras da financiadora, apresentaram diversas modalidades de captação de recursos e informações relevantes para o planejamento estratégico das companhias.

Apoio da Finep
Segundo Mauricio Syrio, superintendente da Área de Inovação em Indústria, Engenharia e Serviços (AIES) da Finep, ao apoiar o ingresso de empresas brasileiras em mercados globais e a participação do capital privado em projetos ligados à inovação, a Finep ajuda a aumentar a competitividade das companhias brasileiras, "cumprindo aquele que talvez seja seu papel mais relevante".

Ao lado de Marco Barcelos, gerente do Departamento de Engenharia, Metal, Mecânica, Equipamentos, Transportes e Serviços (DMES) da Finep, Syrio respondeu às perguntas dos participantes, que tiraram dúvidas sobre funcionamento dos programas, itens financiáveis, condições de financiamento e submissão de projetos.

Apresentação FINEP "Financiamento Reembolsável para a Inovação"

Apresentação ABVCAP - Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital

Apresentação BM&F BOVESPA


Informações Adicionais

Israel Guratti

Gerente de Tecnologia

11 2175-0045

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090