Norma ISO 56003 orienta a construir parcerias de inovação

04/06/2020

O professor e gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unidade Acadêmica de PPG na Unisinos, Silvio Bitencourt da Silva, foi o convidado do webinar promovido pelo APL de Automação e Controle (gerido pela Abinee), no dia 20 de maio, para falar sobre o tema "Parcerias de inovação segundo a norma 56003".

Silva destacou que padronizar a inovação permite torná-la mais ágil e assertiva, reduzindo seus riscos inerentes. Nesse sentido, a ISO 56003:2019 – Gestão da inovação: ferramentas e métodos de parceria de inovação fornece orientações para a empresa aderir a essa prática.

O objetivo da norma é criar valor para cada parceiro trabalhando juntos. Silva apresentou os princípios de gestão da inovação: realização de valor, líderes focados no futuro, direção estratégica, cultura, explorar ideias, gestão da incerteza, adaptabilidade e abordagem de sistemas. Também enfatizou que "nós só colaboramos quando percebemos que, sozinhos, não teremos ganhos como na colaboração. Por isso, a norma vem para assegurar a relação ganha a ganha para todas as partes da forma mais transparente possível", apontou.

Entre as características da norma estão foco na realização de valor, visão e estratégia de inovação, cultura, colaboração, propriedade intelectual, inteligência estratégica e portfólios de inovação. Ela auxilia a organização a avaliar se deve entrar em parceria de inovação, identificar e avaliar parceiros, alinhar a percepção de valor e desafio da parceria e gerenciar as interações do parceiro.

"A família de normas da gestão de inovação não vem eliminar o potencial criativo das organizações, mas auxiliar a espelhar as melhores práticas consensadas por instituições e especialistas do mundo para adoção em sua organização, uma vez que, face à complexidade do contexto em que estamos inseridos, um dos princípios da gestao da inovacao moderna é a colaboração", concluiu.

O encontro foi mediado por Ciro Copello, Coordenador Executivo do APL Automação e Controle e diretor da C3i Consultoria.


Informações Adicionais

Oscar Rudy Kronmeyer Filho

Gerente

51 3384.0020

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090