Abinee integra Projeto 5G Brasil

03/03/2017

A Abinee é uma das entidades participantes do Projeto 5G Brasil, que reúne representantes da indústria e das prestadoras de serviços de telecomunicações, do governo federal, academia e centros de desenvolvimento tecnológico. O objetivo da iniciativa é fomentar a construção do ecossistema de quinta geração de telefonia móvel no País e sua participação nas discussões internacionais.

No último dia 28, o Brasil assinou, em Barcelona, na Espanha, dois Memorandos de Entendimento com a Europa relacionados à tecnologia da informação e comunicação (TIC): o primeiro voltado ao desenvolvimento da quinta geração de serviços móveis (5G) e o segundo para internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). O objetivo é estabelecer cooperação bilateral sobre os temas. Representantes dos dois governos conduziram a iniciativa.

O Memorando de 5G foi estabelecido entre o Projeto 5G Brasil e a 5G infrastructure Association, e tem entre seus objetivos a troca de informações e programas de trabalho em áreas de interesse mútuo sobre sistemas e redes de telecomunicações em 5G, cooperação entre indústrias e organismos europeus e brasileiros, participação em fóruns de discussão para padronização do 5G, desenvolvimento de protótipos e elaboração de futuras normas globais sobre o tema.

Já o Memorando de Entendimento em IoT foi assinado entre a Câmara de IoT do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) do Brasil, a Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc) e a Aliança para a Inovação da Internet das Coisas (AIOTI), associação independente da indústria ligada à União Europeia que reconhece o valor da IoT para endereçar desafios mundiais e atua no desenvolvimento da indústria.
Entre as ações a serem implementadas neste último estão cooperação na normalização global para IoT, promoção conjunta de convergência e interoperabilidade em IoT e alinhamento de estratégias para capacitar as pessoas por meio de confiança, segurança e privacidade em IoT.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090