Logística reversa: renovado termo de compromisso para pilhas e baterias em São Paulo

22/12/2016

A Abinee, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), assinou nesta quarta-feira (21), em São Paulo, a renovação do Termo de Compromisso para Responsabilidade Pós-Consumo de Pilhas e Baterias Portáteis com o governo estadual, por intermédio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

O documento foi assinado pelo diretor da área de Sustentabilidade da Abinee, João Carlos Redondo; pelo secretário adjunto do Meio Ambiente Antônio Velloso Carneiro; pelo presidente e pelo diretor de Controle e Licenciamento Ambiental da Cetesb, respectivamente, Carlos Roberto dos Santos e Geraldo do Amaral; e pelo presidente de Sustentabilidade da FecomercioSP José Goldemberg. Na ocasião, foram renovados também os termos de compromisso de baterias automotivas e embalagens plásticas de óleo lubrificante.

Em atendimento à legislação, em especial à Resolução SMA n° 45/2015, o novo termo de compromisso de pilhas e baterias portáteis passará a contar com a adesão total do comércio, conferindo maior alcance às ações de coleta e reciclagem destes produtos. O setor de pilhas e baterias portáteis coletou em 2015, 99,7 toneladas de produtos usados em 604 pontos, por meio do programa Abinee Recebe Pilhas, e com a participação do comércio deverá ampliar os locais de coleta, atendendo 100% dos municípios do Estado até 2020.

Para o professor Goldenberg, o papel da FecomercioSP é de facilitador. “Queremos contribuir para preservar o meio ambiente e também viabilizar o envolvimento dos estabelecimentos comerciais, pois tudo passa por eles, desde a venda até o retorno do produto no processo de logística reversa”.

De acordo com Velloso, a assinatura desses termos de compromisso representa a aposta no diálogo como ferramenta simples e barata, mas muito poderosa de trabalho, para resolver problemas. “Nesse caso, chamamos as instituições, conversamos e o resultado são os Termos de Compromisso. E cada um deles agrega um tijolinho a mais nesse castelo de marco regulatório de boas práticas que precisamos construir com a sociedade civil para a logística reversa”.


Informações Adicionais

Ademir Brescansin

Gerente de Sustentabilidade

11 2175-0015

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090