Coronavírus já afeta 70% das empresas do setor eletroeletrônico

09/03/2020

Uma terceira sondagem realizada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) sobre o impacto do coronavírus na produção do setor eletroeletrônico apontou que 70% das entrevistadas já apresentam problemas no recebimento de materiais, componentes e insumos provenientes da China. Esse resultado indica um agravamento da situação em relação às pesquisas anteriores. Na primeira pesquisa (5 de fevereiro), o número de empresas com problemas era de 52%, e, na segunda sondagem (20 de fevereiro), 57% das consultadas apontavam impacto negativo.

A situação de desabastecimento é observada principalmente entre os fabricantes de produtos de Tecnologia da Informação (celulares, computadores, entre outros). A pesquisa contou com a participação de 50 indústrias das diversas áreas do setor eletroeletrônico.

Segundo o presidente executivo da Abinee, Humberto Barbato, a nova pesquisa indica o novo agravamento da situação das indústrias que dependem dos componentes externos.

Segundo o levantamento da Abinee, 6% das pesquisadas já operam com paralisação parcial em suas fábricas — no levantamento anterior, esse índice era de 4%. Outras 14% já programaram paralisações para os próximos dias, a maior parte delas, também de forma parcial.

Apesar do impacto negativo na produção, a pesquisa indicou que 48% ainda não têm previsão de parar suas atividades. A decisão dependerá de quanto tempo persistirem os problemas no abastecimento.

Maior impacto no resultado do trimestre

Com esse novo cenário, passou de 17% para 21% o total de empresas que informaram que não devem atingir a produção prevista para o 1º trimestre deste ano. Conforme essas associadas, a produção do período deverá ficar, em média, 31% abaixo da projetada. Este percentual também aumentou na comparação com a pesquisa anterior, que indicava uma queda de 22% na produção.

Para quase metade das empresas (48%), no entanto, as projeções devem ser mantidas; outras 31% afirmaram que ainda não é possível dar essa indicação.

Segundo a pesquisa, as empresas devem demorar, em média, cerca de dois meses para normalizar o ritmo da produção, após a retomada dos embarques de materiais, componentes e insumos da China.

Produto final

Nesta pesquisa, destacou-se que 54% das empresas informaram que caso essa situação se prolongue por mais um mês e meio (cerca de 47 dias) haverá risco na entrega do produto final para os seus clientes. Essa foi a primeira vez que as indústrias pesquisadas deram essa indicação.

Redução de custos para tornar competitiva a produção local de componentes

Na opinião de Barbato, as dificuldades atuais alertam para o problema da dependência - não somente do setor eletroeletrônico, mas de toda a indústria brasileira - de materiais e componentes provenientes de um único mercado, como a China. “A situação revela nosso alto índice de vulnerabilidade em relação à importação de componentes”, observa. Em sua opinião, o Brasil precisa de reformas que reduzam os custos de produção de componentes localmente. “O País tem uma oportunidade impar de fazer as reformas estruturais, como a tributária, que tornarão a produção nacional competitiva internacionalmente. Do contrário vamos continuar vulneráveis”, complementa.

Conforme dados elaborados pela Abinee com base em informações do IBGE e do SECEX/MDIC, do total de insumos do setor (matérias-primas e componentes) cerca de 60% são importados e 40% nacionais. A China é a principal origem das importações de componentes do Brasil, totalizando US$ 7,5 bilhões em 2019, o que representou 42% do total importado. Isso significa dizer que somente esse país foi responsável por 25% do total de insumos do setor (nacionais + importados).

Importações de Componentes Eletrônicos

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090