Convênio Abinee-Apex realiza evento sobre convergência regulatória nos EUA

01/12/2016

A Abinee e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realizaram esta semana, em Washington, nos Estados Unidos, um workshop sobre convergência regulatória e avaliação da conformidade no âmbito do comércio exterior. O evento tem como objetivo promover as exportações brasileiras de produtos elétricos e eletrônicos.

Com o apoio do Inmetro, o workshop, intitulado “Normas técnicas e sistemas de avaliação da conformidade no Brasil e nos Estados Unidos: oportunidades de cooperação para a indústria eletrônica e elétrica”, contou com a participação de 33 empresários, autoridades e interessados no tema.
Durante o workshop, o Inmetro apresentou os processos de avaliação da conformidade realizados no Brasil, enquanto entidades do governo norte-americano americano expuseram as normas vigentes no país.

Segundo o diretor da Área de GTD da Abinee, Newton Duarte, o objetivo da Associação, ao promover este evento, foi o de encontrar caminhos para promover acordos de transferência tecnológica para o desenvolvimento de produtos elétricos e eletrônicos entre Brasil e Estados Unidos, por meio de acordos conjuntos e oportunidades bilaterais de cooperação envolvendo o setor.

De acordo com Carlos Augusto de Azevedo, presidente Inmetro, a participação do Instituto teve como finalidade demonstrar, de forma estruturada e qualificada, a robustez e o reconhecimento internacional do sistema de regulamentação técnica e de avaliação da conformidade brasileiro para produtos elétricos e eletrônicos.

Estas ações têm como pano de fundo o Memorando de Intenções sobre Normas e Avaliação da Conformidade assinado por Brasil e EUA. A iniciativa visa a promover a aceitação mútua dos relatórios de ensaios e das certificações, realizados com base nas normas internacionais no País de origem do produto. Com este procedimento não serão necessários novos ensaios, evitando a dupla certificação e duplicidade de custos, além de acelerar os processos de exportação.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090