Anatel debate novo modelo de certificação

01/12/2016

A Anatel, em parceria com o CPqD, está realizando entre ontem (30) e hoje, o 20.º Fórum de Certificação para Produtos de Telecomunicações com o intuito de manter uma interlocução com os agentes envolvidos no processo de certificação e homologação, a promoção de uma gestão participativa para o aperfeiçoamento contínuo do processo, o comprometimento de todos com o modelo e a transparência e divulgação do processo.

No primeiro dia do Fórum, no período da manhã, a Anatel apresentou sua proposta de novo modelo de certificação, que agrega ao processo atual vantagens como mais segurança e agilidade. Segundo a Agência, o modelo de certificação brasileiro foi exitoso em seus mais de 15 anos de vigência. No entanto, nesse mesmo período, houve profunda modificação na estrutura do mercado de telecomunicações, especialmente impulsionado pelos avanços da indústria e pela evolução dos modelos de negócio em telecomunicações, atualmente vertidos a uma nova realidade ditada pela total integração e onipresença das redes e o surgimento da internet das coisas (IoT).

Durante a manhã, também foram realizadas palestras sobre inovação e segurança da informação. À tarde, ocorreram debates sobre aspectos como a questão do controle aduaneiro, o papel da Receita Federal e o acompanhamento dos produtos após a comercialização. Hoje, segundo dia do evento, os Organismos de Certificação Designados (OCDs) e os laboratórios credenciados junto à Anatel apresentam trabalhos sobre procedimentos de certificação de produtos em telecomunicações.


Informações Adicionais

Israel M. Guratti

Gerente de Tecnologia

11 2175-0045

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090