Abinee apresenta a associados estudo sobre políticas públicas

10/04/2018

O consultor Marcio Holland, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, apresentou nesta quinta-feira (5), na Reunião Plenária da Abinee, os principais pontos do estudo “A Importância Estratégica da Indústria Elétrica e Eletrônica para o Brasil”, que a entidade entregará aos principais candidatos à Presidência da República.

O trabalho está sendo elaborado a partir de reuniões com principais lideranças do setor, com o objetivo de mapear a agenda temática e oferecer recomendações de políticas públicas. Segundo Holland, o momento atual demanda uma nova postura em termos de estratégia setorial. “Precisamos de ações que eliminem os principais pontos do custo Brasil e não de ‘puxadinhos’ que busquem apenas neutralizá-lo”, ressaltou.

Ele acrescentou que o fortalecimento do setor eletroeletrônico, dada as suas características de inovação para diversos setores da economia, traz benefícios para todo o Brasil, sendo uma alavanca para o salto tecnológico necessário ao País. “O que a indústria precisa são políticas públicas para os próximos anos ou décadas”, afirmou.

O consultor disse ainda que os principais focos são a maior previsibilidade no ambiente de negócios, a maior inserção no mercado internacional e, principalmente, a ampliação dos investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, num contexto de acelerada introdução de tecnologias, que criam a nova estrutura econômica mundial. Outro ponto sensível é a implementação de uma Reforma Tributária efetiva, que elimine distorções como a tributação de investimentos e exportações.

Durante a reunião, os representantes das empresas associadas da Abinee puderam oferecer suas contribuições para o trabalho em elaboração. A proposta deve ser finalizada até o fim de maio.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090