Caso Abengoa: Abinee reúne-se com Ministério de Minas e Energia

11/03/2016

O presidente da Abinee, Humberto Barbato, reuniu-se ontem (10), com o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Luiz Eduardo Barata, para tratar da recuperação judicial do Grupo Abengoa e suas implicações nas concessões de transmissão de energia elétrica para as associadas da entidade. De acordo com Barbato, o secretário sinalizou que o governo está acompanhando o caso com atenção e disposto a avaliar alternativas que assegurem o andamento dos projetos.

"O governo está aberto a propostas e espera uma solução de mercado para o problema, preferencialmente sem intervenção do poder regulatório, e menos traumática possível", afirmou o presidente da Abinee, que esteve acompanhado do gerente de Relações Governamentais da entidade, Daniel Antunes, e de representantes da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), da Associação Brasileira de Construção Metálica (Abcem) e da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica).

A Abinee estima que, somente em equipamentos fornecidos nestes projetos, as empresas do setor elétrico são responsáveis por negócios de até R$ 1 bilhão. Em alguns casos, estes encomendas representam até 70% da capacidade produtiva das indústrias em um ano.

Nas últimas semanas, o presidente da Abinee manteve reuniões com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro; com o diretor geral da Aneel, Romeu Rufino; e com o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB- RN), presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, para tratar do tema.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090