Fórum RNP: Abinee debate adoção de práticas em computação verde

11/11/2016

O conceito de computação verde, associado à eficiência energética, ao uso de recursos renováveis e componentes não tóxicos e ao descarte dos resíduos gerados nos processos de produção, foi debatido pelo diretor de sustentabilidade da Abinee, João Carlos Redondo, que participou do Fórum RNP, realizado na quinta-feira (10), no Instituto Federal de Brasília (IFB). O evento realizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) de 8 a 10 de novembro teve como tema a “Ciência, Tecnologia e Inovação em Rede”.

Segundo Redondo, a Computação Verde tem sido um diferencial competitivo para as instituições. “Sua prática proporciona uma economia a longo prazo, imprime uma imagem positiva perante à sociedade e ainda agrega valor na cultura organizacional da empresa”, defendeu.

Ele destacou que o conceito de computação verde está calcado no modelo de economia circular, que rompe com a ideia do fim do ciclo de vida do produto. “Hoje é possível que o plástico de uma impressora velha vire as peças de uma impressora nova”, exemplificou.

O diretor da Abinee explicou que surgiu um movimento mundial para banir componentes tóxicos em equipamentos de tecnologia, que ganhou força com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que impactou fabricantes, o comércio e instituiu a responsabilidade compartilhada na cadeia de valor. “O mercado tem demandado eficiência energética. Atributos como a composição dos produtos, feitos de materiais recicláveis, passaram a ser mais exigidos”, disse.

O especialista afirmou que a Computação Verde já é uma realidade no setor público. A Lei 8.666, que estabelece normas gerais para as licitações, já permite a inclusão de aspectos socioambientais e sustentáveis na contratação de fornecedores de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Segundo Redondo, 45% das compras no país nesse setor são feitas pelo governo e suas autarquias. “Por isso, é importante fortalecer e incorporar os princípios da Computação Verde também nos órgãos públicos. São práticas pautadas na eficiência e otimização de recursos a longo prazo”, completou.


Informações Adicionais

Ademir Brescansin

Gerente de Sustentabilidade

11 2175-0015

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090