Reunião busca diálogo entre setor produtivo, Legislativo e Executivo

17/12/2019

O presidente da Abinee, Humberto Barbato, participou nesta terça-feira (17) de reunião com o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Fazenda, Carlos da Costa, na Esplanada dos Ministérios. O objetivo da reunião, que contou com a presença de presidentes de Frentes Parlamentares e de representantes de diversos setores industriais, foi o de ampliar o diálogo entre Legislativo, Executivo e setor produtivo.

Em sua manifestação, Barbato ressaltou a aprovação do PL 4805/19, a Lei de TICs, pela Câmara dos Deputados, que trará tranquilidade para que as empresas possam desengavetar projetos que estavam parados devido a indefinições na reformulação da política. “Acreditamos que as medidas adotadas pelo governo no contexto da desburocratização e para tornar a indústria mais competitiva começam a chegar no setor eletroeletrônico”, disse.

Costa afirmou que o Brasil vive um momento de reindustrialização. “Nós estamos crescendo um ponto percentual na participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB), este ano. Acredito que seja uma tendência. Hoje, podemos visualizar um futuro mais próspero para a nossa indústria", disse.

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira, também reforçou a importância da parceria no estabelecimento de um diálogo propositivo. "Precisamos buscar, em conjunto, entre Executivo, Legislativo e setor produtivo, uma solução para os nossos problemas, pois já é sabido por todos que o Brasil tem um grande potencial industrial e um grande mercado interno”, disse. Segundo ele, se o governo federal ajudar, facilitando uma melhoria no ambiente de negócios, desburocratizando, e propondo medidas que são realmente necessárias para reduzir o Custo Brasil, “teremos um grande potencial de avançar e do Brasil crescer e gerar empregos”.

Participaram da reunião representantes dos diversos setores da indústria e também da Frente Parlamentar Mista Nacional da Indústria; Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento da Indústria Elétrica e Eletrônica; Frente Parlamentar Mista José Alencar para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e de Confecção; Frente parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos ; Frente Parlamentar Mista pela Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e de Plástico; Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio Internacional e do Investimento (Frencomex); e Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS); Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090