Barbato fala com ministro Armando Monteiro sobre situação da indústria elétrica

17/02/2016

O presidente da Abinee, Humberto Barbato, manteve na terça-feira (16) audiência com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro Neto, para tratar da indústria de equipamentos para Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica (GTD), que enfrenta forte concorrência de importados, alto nível de capacidade ociosa, além de riscos de descontinuidade de projetos.

Barbato demonstrou a preocupação da entidade em relação às concessionárias de sistemas de transmissão que têm como sócio majoritário o Grupo Abengoa, que apresentou pedido de recuperação judicial. A situação pode afetar as concessões, que somam fornecimentos de empresas do setor da ordem de cerca de R$ 1 bilhão. Ele destacou ao ministro que estes sistemas implicam na ocupação de cerca de 70% da capacidade produtiva, o que mostra a dimensão do impacto negativo da paralisação.

Acumulando uma queda real de 4% no faturamento em 2015, o segmento sofreu impacto da contenção dos investimentos das concessionárias de energia elétrica, principalmente dos segmentos de Transmissão e Distribuição. No caso da Transmissão, a redução foi causada pelas condições pouco atrativas dos leilões ocorridos nos últimos dois anos, o que resultou em um volume de negócios menor no período.

Armando Monteiro mostrou-se sensível ao quadro apresentado pelo presidente da Abinee e se comprometeu a levar o assunto ao ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, para trabalhar em conjunto com aquela pasta em possíveis caminhos a fim de solucionar os problemas expostos.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090