Governo publica Estratégia Brasileira para a Transformação Digital

23/03/2018

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) publicou na quinta-feira (22) a Portaria 1.556, que aprova a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital). A iniciativa já havia sido antecipada pelo secretário de Política de Informática SEPIN/MCTIC, Thiago Camargo, em recente reunião realizada na Abinee.

O resultado do trabalho reflete o amplo engajamento do setor produtivo, da comunidade científica e acadêmica e da sociedade civil, em diversas etapas do trabalho. A Abinee colaborou manifestando-se sobre tópicos, como: infraestrutura e acesso; pesquisa, desenvolvimento e inovação; confiança no ambiente digital; educação e capacitação; dimensão internacional; mundo de dispositivos conectados; cidadania e governo digital e novos modelos de negócio.

A Estratégia Brasileira de Transformação Digital abrange três pilares: plataforma digital governamental, atração de investimentos em datacenters e o Plano Nacional de IoT. Trata-se de uma política pública “viva”, constantemente acompanhada, avaliada e ajustada, pois o ritmo global da transformação digital tende a se acelerar.

Segundo o documento publicado com as diretrizes da Estratégia Brasileira de Transformação Digital, “as tecnologias digitais proporcionam as ferramentas para uma profunda transformação na atuação do próprio governo, na competitividade e produtividade das empresas, assim como na capacitação e inclusão na sociedade, para que todos possam se desenvolver e prosperar”.

Veja a íntegra do documento E-Digital


Informações Adicionais

Kelly Caporalli

Assessora de Coordenação

11 2175-0013

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090