Em defesa do conteúdo local, Abinee marca presença na Rio Oil & Gas

27/10/2016

A Abinee esteve presente nesta semana na Rio Oil & Gas 2016, que se encerra hoje no Rio de Janeiro. Além de um estande da associação, que representa cerca de 120 empresas ligadas à cadeia de petróleo e gás, as indústrias associadas à entidade também apresentaram suas soluções e equipamentos.

Empresas como ABB, Coester, Dow Corning, GE, General Cable, Globalstar, Hobeco, Honeywell, Siemens, Schneider e Yokogawa demonstraram o potencial e capacidade tecnológica dos fornecedores instalados no País para atender às demandas do segmento, e que podem contribuir para a agregação de conteúdo local.

Sobre este assunto, a Abinee assinou, ao lado de outras entidades empresariais, carta entregue na última semana, ao Ministro da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Marcos Pereira, alertando sobre os danos que representariam às empresas brasileiras o fim da exigência de conteúdo nacional na construção das plataformas e demais equipamentos de exploração de petróleo.

O documento pede que o ministro analise os “argumentos que comprovam a necessidade de se avaliar, de forma aprofundada, os impactos que poderão ser causados na cadeia de fornecedores em decorrência de mudanças que estão sendo anunciadas na Política de Conteúdo Local do setor de petróleo e gás”.

Considerado o maior evento do setor de óleo e gás na América Latina, a Rio Oil & Gas teve como tema nesta edição “Caminhos para uma Indústria de Petróleo Competitiva”. Neste ano, a exposição contou com a participação das principais empresas do setor, incluindo as duas maiores operadoras brasileiras, Petrobras e Shell, e nove pavilhões internacionais: Japão, Noruega, Alemanha, China, Argentina, Israel, Itália, Reino Unido, França.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090