2º Workshop Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes

14/03/2018

No dia 12 de março, a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e o Consórcio Ambiente Smart Cities realizaram, no auditório da Abinee, o 2º Workshop do Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes, que apresentou as tecnologias que serão instaladas no ambiente de testes para soluções de cidades inteligentes em implantação no campus do Inmetro, em Xerém (RJ). Foram selecionadas 33 soluções, produzidas por 111 empresas, para serem colocadas à prova na primeira fase do projeto.

A ideia do projeto, que conta com o apoio da Abinee, é montar uma mini cidade inteligente no campus do Inmetro. Lá serão instaladas as tecnologias, e os funcionários do local podem ser entendidos como os cidadãos do município. Foram desenhados onze cenários para serem testados. “Os primeiros instalados serão o Centro de Comando e Controle e a iluminação inteligente”, explica o líder do projeto de cidades inteligentes da ABDI, Carlos Frees. Na sequência, devem ser instalados os semáforos e o estacionamento inteligente.

O diretor de desenvolvimento produtivo da ABDI, Miguel Nery, ressaltou durante o workshop que essas tecnologias terão um impacto direto na vida do cidadão. “O principal desafio é o enfrentamento de questões chaves interoperabilidade e cibersegurança, tendo em vista que são aproximadamente 5.500 municípios com estudos de implantação de Cidades Inteligentes”.

No segundo semestre de 2018 as tecnologias começam a ser instaladas e os prefeitos terão acesso aos resultados. Também será disponibilizado no próprio Inmetro um show room, onde os gestores verão uma demonstração do que está instalado no campus. ABDI e Inmetro farão um investimento inicial de R$2,5 milhões de reais no projeto.

Segundo o coordenador do Consórcio Ambiente Smart Cities, Vitor Antunes, as propostas no setor de energia elétrica incluem telemetria de consumo e geração através de energia solar, eólica e piezoelétrica. As propostas experimentais na área da saúde e educação serão realizadas em parceria com a prefeitura de Duque de Caxias (RJ) e incluem: aplicações de big data, consultas médicas remotas por videoconferência, cruzamento de informações dos alunos para prevenção de evasão, dentre outras.

No período de 13 a 30 de março poderão ser encaminhados contribuições ou sugestões para o Projeto Básico, que serão avaliadas com vistas à versão final do Projeto Executivo, cuja apresentação está prevista para final de abril.

Documento do Projeto Básico

Formulário para envio de contribuições sobre o Projeto

E-mail do projeto: cidadesinteligentes@abdi.com.br

Inscrição de soluções


Informações Adicionais

Israel M. Guratti

Gerente de Tecnologia

11 2175-0045

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090