Rio+20: Sustentabilidade é objetivo estratégico para setor, diz Abinee

14/06/2012

O presidente da Abinee, Humberto Barbato, participou nesta quinta-feira (14), da abertura do Encontro da Indústria para a Sustentabilidade, promovido pela CNI no Hotel Sofitel, em paralelo à Conferência Rio+20. Durante o evento, dirigentes de associações nacionais setoriais da indústria defenderam políticas que agreguem valor aos produtos verdes.

Segundo os dirigentes, muitas empresas que investem em inovações para reduzir o impacto ambiental acabam perdendo mercado por questão de preço. Na ocasião, foi lançado o documento Setor industrial e a Rio+20, e os fascículos setoriais das 16 entidades empresariais - entre elas a Abinee -, que contribuíram com seus diagnósticos e principais proposições, visando informar ao governo sobre a evolução das indústrias nesses últimos 20 anos e mostrar as tendências e expectativas para os próximos anos em relação à conservação do meio ambiente e à busca da sustentabilidade.

O fascículo da Abinee destaca que as empresas do setor eletroeletrônico fazem da sustentabilidade uma missão e um objetivo estratégico, e percebem que este novo momento abre, também, uma seara promissora para novos negócios.

Durante o evento, na parte da tarde, o diretor de responsabilidade socioambiental da Abinee, André Luis Saraiva, participou como debatedor no painel Inovação e Pesquisa Tecnológica para a Sustentabilidade e defendeu as compras públicas sustentáveis. "A sustentabilidade tem de ser um caráter importante de compra, inclusive no sistema governamental, que hoje prioriza o menor preço", afirmou.

Segundo ele, sem incentivos, o consumidor acaba optando por produtos importados, sem qualquer garantia de uma produção limpa.


Informações Adicionais

Ademir Brescansin

Gerente de Sustentabilidade

11 2175-0015

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090