Logística Reversa: Abinee e Green Eletron assinam acordo setorial com MMA

31/10/2019

A Abinee e a Green Eletron, gestora de logística reversa de eletroeletrônicos, assinaram hoje (31/10) com o Ministério do Meio Ambiente o Acordo Setorial para Logística Reversa de Produtos Eletroeletrônicos e seus Componentes em atendimento a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10). Participaram da assinatura o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles; o secretário de Qualidade Ambiental do MMA, André França; o presidente da Abinee e da Green Eletron, Humberto Barbato, e os gerentes da Green Eletron, Ademir Brescansin, e de Sustentabilidade da Abinee, Henrique Mendes.

Resultado de intensas e longas negociações entre o setor privado e o governo federal, o Acordo determina as metas a serem alcançadas para um sistema de logística reversa de eletroeletrônicos eficiente.

“Depois de nove anos de negociações e debates, finalmente assinamos hoje este acordo que se insere no âmbito da PNRS e na agenda de qualidade ambiental urbana do Ministério”, afirmou o ministro Ricardo Salles. Ele agradeceu as entidades signatárias Abinee; Green Eletron, Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação (Abradisti) e Associação das Empresas e Startups Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) pelo trabalho que têm realizado e por sua relevante contribuição para a assinatura do documento.

O objetivo do Acordo é o de regulamentar a implantação e operacionalização de um sistema de logística reversa para produtos eletroeletrônicos. Aguardado desde 2010, o Acordo Setorial deve alcançar nos próximos anos 400 maiores municípios brasileiros e 5 mil pontos de coleta, atingindo 60% da população brasileira. “Este é um marco importantíssimo para este setor e para o Brasil, e a partir de agora os resultados começam a ser apresentados e colhidos por toda a sociedade”, completou o ministro.

Na avaliação da Abinee, o Acordo não apenas atende às exigências legais, como traz segurança jurídica às empresas, demonstrando o comprometimento do setor privado com os cidadãos, a fim de propiciar uma forma eficiente de descartar seus produtos usados (lixo eletrônico) de maneira ambientalmente adequada. “Desse modo, contribui-se também para a economia circular, uma vez que os materiais dos produtos descartados retornam como matéria-prima para o setor produtivo”, avalia Humberto Barbato.

“Estamos esperando a concretização deste acordo desde 2011 e ficamos felizes com a assinatura, que contribui para um Brasil cada vez mais sustentável”, acrescentou o gerente executivo da Green Eletron. “Vamos expandir nossa atuação para auxiliar as empresas de todo o País”.

Mesmo antes da assinatura do Acordo, a Green Eletron já havia iniciado em 2017 a implantação de sistema de logística reversa no Estado de São Paulo, com a assinatura de um Termo de Compromisso Estadual. Hoje, a gestora, que conta com 60 marcas associadas, já disponibiliza 74 coletores instalados em 31 cidades por meio de parcerias com grandes redes do comércio, instituições de ensino, praças públicas, além de realizar campanhas de coleta de eletroeletrônicos com alguns municípios.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090