Abinee-RS e Embrapii destacam cases e soluções em IoT/Manufatura 4.0

18/10/2019

Diversos empresários do setor eletroeletrônico e parceiros da Abinee se reuniram nesta terça-feira (15), no Ritter Hotel, em Porto Alegre, para compartilhar conhecimento na reunião-almoço promovida pela associação, que contou com a participação especial da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e de suas unidades com o tema Programa Prioritário (PPI) em IoT/Manufatura 4.0.

A abertura do evento ficou a cargo do coordenador executivo do APL de Automação e Controle, Ciro Copello, que destacou o andamento dos trabalhos junto ao Eletron Place, a plataforma digital de negócios do setor eletroeletrônico (www.eletronplace.com.br)

O diretor de operações da Embrapii, Carlos Eduardo Pereira, apresentou o modelo de atuação e as principais áreas de investimento. Destacou que, atualmente, já foram investidos R$ 1,35 bilhão em 797 projetos de 563 empresas em P&D e falou das vantagens do modelo adotado pela Embrapii, como a inexistência de edital e dispensa de apresentação de orçamento detalhado, possibilidade de se ajustar o projeto durante seu desenvolvimento, parceria com Sebrae e cooperação internacional e curto prazo entre negociação do projeto e seu início efetivo.

“Nosso objetivo é auxiliar as indústrias a desenvolver produtos inovadores, tornando-as assim mais competitivas”, afirmou.

O gerente da divisão de eletrônica do Lactec, do Paraná, Carlos Ademar Purim, uma das unidades Embrapii, destacou os cases de projetos realizados na área de tecnologia embarcada. Entre eles, o desenvolvimento de um caminhão autônomo para colheita de cana de açúcar, um consultório portátil de dentista, útil no atendimento a populações ribeirinhas e socialmente fragilizadas, e um sensor inteligente para redes elétricas.

Já o consultor de negócios Claudio Vieira falou sobre a Fundação Certi, de Santa Catarina, e os quatro grandes grupos de projetos realizados nas áreas de manufatura 4.0 na produção de eletrônica; centro de operação de serviços; monitoramento da integridade de ativos; e identificação de vegetação por imagem. Neste último, foi feito o mapeamento de lavouras de soja para identificação de áreas com ervas daninhas ou falhas que mereciam atenção do produtor.

“A tecnologia faz sentido quando ela traz resultado para a competitividade do negócio”, disse.

Coordenador do Instituto Eldorado, de São Paulo, Loiberto Verwiebe destacou os resultados de 2018, como a realização de 127 projetos, investimento de R$ 187 milhões em P&D e o emprego de mais de 800 colaboradores diretos. Também apresentou os projetos de aparelho de mídia HDMI com chip desenvolvido no Eldorado, gateway de voz para redes de TV a cabo, um módulo acoplado a smartphone para celulares Motorola, uma plataforma de validação de sensores de raio-X para linhas de luz síncroton e uma solução para acompanhamento de pacientes hospitalizados em UTI e enfermaria.

Por fim, o engenheiro Victor Gomes, do Instituto Senai de Inovação e Soluções Integradas em Metalmecânica, do Rio Grande do Sul, comentou sobre as áreas tecnológicas de atuação (manufatura digital, sensoriamento e visão computacional, processos avançados de fabricação e metrologia 3D) e destacou diversos projetos realizados em cada área. Entre eles, destaca-se o sistema de sensoriamento para linha de pintura desenvolvido em conjunto com a Stara; a criação de um sistema de inspec?aÞo inteligente, capaz de identificar, classificar e informar a origem das falhas na produção de chapas na Usiminas; e um sistema de visão computacional e inteligência artificial capaz de avaliar se um noìdulo em uma mama pode ser maligno (canceroso) ou benigno (naÞo-canceroso) a partir de imagens digitalizadas de uma bioìpsia por aspirac?aÞo com agulha fina.

A partir de todas as apresentações, o diretor regional da Abinee, Régis Haubert, chamou a atenção para a necessidade de maior engajamento dos empresários. “Temos que nos mexer mais e pegar esses gatilhos para formar mais parcerias, como aquela que fizemos sobre a Indústria 4.0, em que reunimos diversos atores e formamos a Rede 4.0. Hoje, não temos que temer trabalhar junto com nosso concorrente, porque nosso verdadeiro competidor está lá fora, no plano internacional”, destacou.


Informações Adicionais

Oscar Rudy Kronmeyer Filho

Gerente

51 3384.0020

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090