Abinee recebe comissão de negociação Mercosul-União Europeia

20/04/2012

A diretoria da Abinee, representada pelo vice-presidente Hugo Valério, pelo diretor superintendente Dário Bampa e pelo gerente de Relações Internacionais Mario Branco, recebeu, nesta quinta-feira (19), membros da Comissão Europeia, diretamente envolvidos nas negociações do acordo birregional Mercosul-União Europeia.

Liderados pelo embaixador João Aguiar Machado, o grupo composto também por Gaspar Frontini, Juan Victor Monfort e Timothée Sautter, ouviu as posições do setor eletroeletrônico com respeito às negociações bilaterais. Os representantes da Abinee destacaram a necessidade da negociação efetiva dos Requisitos de Origem para produtos do setor; da aceitação do Regime de Drawback; e de um alongamento dos cronogramas de desgravação para o comércio de bens do setor.

Na sequência da reunião, o embaixador Aguiar Machado solicitou esclarecimentos sobre a atuação da Abinee com relação ao tema desindustrialização. O vice-presidente Hugo Valério esclareceu que a Abinee não pleiteia reserva de mercado nem ações protecionistas, mas, sim, medidas que melhorem a competitividade dos produtos brasileiros através da redução do Custo Brasil.

Neste sentido, ele destacou a recente publicação da MP 563, enfatizando a redução da contribuição sobre a folha de pagamento. Na ocasião, os representantes da Abinee fizeram uma exposição sobre o papel da entidade e suas ações junto aos órgãos governamentais em defesa dos interesses do setor eletroeletrônico.


Informações Adicionais

Fernanda Garavello Gonçalves

Gerente de Relações Internacionais

11 2175-0070

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090