Enitec: Barbato propõe revisão de instrumentos de apoio à inovação

19/07/2016

"Ou o País faz uma profunda inovação na máquina pública, na forma de olhar instrumentos de desenvolvimento científico e tecnológico ou vamos perder todos os recursos investidos". Esta foi a principal mensagem do presidente da Abinee, Humberto Barbato, em sua participação no XIV Encontro Nacional da Inovação Tecnológica (Enitec), promovido pela Protec, no Rio de Janeiro. O evento teve por objetivo discutir e propor políticas públicas para a inovação tecnológica no setor produtivo brasileiro.

Barbato salientou a necessidade de se diminuir a insegurança jurídica nesta área, que resulta em descontinuidade de projetos e recursos.  "Estamos enxugando pedra de gelo com toalha quente e não chegaremos a nada dessa maneira".

O presidente da Abinee também criticou a demora na concessão de patentes no Brasil. Ele lembrou que, em razão do grande dinamismo tecnológico do setor eletroeletrônico, muitas empresas preferem pedir patentes no exterior, a valores mais elevados, mas concedidas com maior celeridade. "A promoção da inovação exige tal velocidade de ação", completou.

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090