Pronunciamento Irineu Govêa no Almoço Anual da Abinee 2017

08/12/2017

Senhoras e Senhores, boa tarde...

Sejam todos bem-vindos ao nosso tradicional Almoço de Final de Ano da Indústria Elétrica e Eletrônica, em especial quero cumprimentar e agradecer a presença dos senhores.

O ano de 2017 começou como um grande desafio para o setor eletroeletrônico e para as associadas da Abinee. Após uma profunda crise que culminou na mudança de governo e na perda de confiança nas instituições políticas, tínhamos pela frente a tarefa de continuar trabalhando, sem esmorecer, para retomar o crescimento da atividade produtiva.

Não foi e não tem sido uma empreitada fácil.

Tivemos um ano de desafios, mas trabalhamos duro e com otimismo, no sentido de reverter a curva descendente dos indicadores econômicos. Aos poucos a economia vai se reativando. E o nosso setor parece um dos primeiros a dar sinais claros dessa recuperação. O nível de emprego cresceu, a produção subiu e a sondagem com nossos associados indica bons ventos futuros.

Embora tenhamos a sensação de que o pior já passou, e temos cada vez mais confiança no andamento das reformas necessárias para o País, ainda há muito a ser feito.

Aproveito a oportunidade para reforçar nosso apoio e agradecer ao presidente Temer pelo seu empenho nas reformas, em especial a da Previdência, que certamente contribuirão para o crescimento do Brasil no médio e longo prazo.

Nossos congressistas devem ter cautela com uma eventual decisão de não apoiar a Reforma da Previdência com receio da perda de votos. Essa decisão poderá ser totalmente contrária. A população brasileira está ciente da necessidade urgente do fim dos privilégios.

E a Abinee, com sua força agregadora, tem um papel decisivo nesse sentido.

O cenário atual demanda nossa responsabilidade e exige que a Associação tenha uma postura arrojada na defesa dos pleitos do setor, bem como na oferta de serviços compatíveis com o pleito das indústrias.

Nossa interlocução com o governo, em todas as suas esferas, é um capital precioso que a entidade desenvolveu ao longo de sua história, e devemos manter em constante aperfeiçoamento. Esses contatos não podem ser e não têm sido episódicos.

A robustez e o pioneirismo da Abinee são reflexos diretos da atuação de suas associadas.

Aqui na Abinee estão presentes os principais protagonistas da economia do Conhecimento, o que nos permite atuar como um fórum privilegiado e agregador dessas empresas. Exemplo disso é a recém-criada Comissão de IoT e o novo Grupo de Trabalho da Indústria 4.0, que vão viabilizar temas fundamentais com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento com base tecnológica.

As portas da Associação estão abertas, pois sabemos que é com a participação de todos que construiremos uma entidade forte, representativa e que tenha sua voz ouvida e ecoada, demonstrando a importância do setor eletroeletrônico.

Meus amigos,

Quero aproveitar a oportunidade para agradecer os colaboradores da Abinee, aos meus companheiros de diretoria e, em especial, ao nosso presidente executivo, Humberto Barbato, por sua dedicação e empenho nos encaminhamentos dos temas de interesse da Abinee.

Que 2018 seja o ano da retomada definitiva do crescimento!

Muito obrigado!

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090