Abinee assina termo com Paraná sobre logística reversa de pilhas e baterias

08/08/2017

A Abinee assinou na sexta-feira (4), termo de compromisso com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) do Estado do Paraná e com a Associação Comercial do Paraná (ACP) para implantação do sistema de logística reversa de pilhas e baterias portáteis.

Com o termo, que tem vigência de cinco anos, o comércio se compromete a receber as pilhas do consumidor enquanto os fabricantes e importadores se responsabilizam pela destinação final.

A iniciativa estabelece algumas metas como: destinar, de modo ambientalmente correto, 100% das pilhas e baterias descartadas pelo consumidor; e atender a todo o estado por meio de pontos de entrega primários (pequenos estabelecimentos comerciais) e pontos secundários (grandes estabelecimentos comerciais).

Fabricantes e importadores podem aderir a qualquer momento, por meio do Programa Abinee Recebe Pilhas. Comerciantes e distribuidores podem também aderir via ACP. Foram criadas cartilhas informativas sobre o programa, que serão disponibilizadas pela ACP, aos seus associados e também no site do Programa Abinee, para download em pdf.

A secretaria se comprometeu em convocar as demais empresas que ainda não assinaram o termo a fazer parte da iniciativa ou apresentar sistema de logística reversa equivalente.

Outro compromisso da secretaria será privilegiar, nos processos de compras públicas, as pilhas de empresas signatárias do Termo de Compromisso, garantindo assim que estes produtos terão uma destinação adequada no final de sua vida útil.

Nesta quarta-feira (9), o Plano de Logística de Pilhas e Baterias Portáteis será apresentado na reunião do R20, grupo técnico que representa as 20 regiões do Estado do Paraná e que contribui para a governança dos resíduos sólidos.


Informações Adicionais

Ademir Brescansin

Gerente de Sustentabilidade

11 2175-0015

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090