ISO 50.001: Brasil começa a conhecer a norma de gestão de energia

20/12/2011

A energia é fundamental para as operações das organizações e pode ter um custo significativo, independentemente de suas atividades. Além dos custos econômicos, a energia pode impor custos ambientais e sociais exaurindo recursos e contribuindo com problemas como a alteração climática.

Com o objetivo de fornecer ao setor público e privado estratégias de gestão para aumentar a eficiência energética, reduzir custos e melhorar o desempenho energético, foi publicada a ISO 50.001, em junho deste ano, simultaneamente pela ISO, mundialmente, e, no Brasil, pela ABNT.

Baseada no modelo de sistema de gestão que já é compreendido e implementado ao redor do mundo, a norma pode fazer diferença positiva para as organizações de todos os tipos em um futuro muito próximo, apoiando esforços de longo prazo para o aprimoramento de tecnologias de energia.

A 50.001:2011, denominada Energy management systems - Requeriments with guidance for use (Sistemas de gestão da energia - Requisitos com orientações para uso), é uma norma internacional voluntária desenvolvida pela ISO - International Organization for Standardization.

A solicitação para o desenvolvimento desta norma internacional de gestão da energia veio da Organização para o Desenvolvimento Industrial das Nações Unidas (UNIDO), que havia reconhecido a necessidade da indústria de preparar uma resposta eficaz para as alterações climáticas e para a proliferação das normas nacionais de gestão da energia. A ISO 50.001 deve possibilitar a elaboração de diversas normas nacionais ou regionais de gestão, especificações e regulamentos.

Sistemas de Gestão da Energia

A norma oferece os requisitos para Sistemas de Gestão da Energia - SGE, além de fornecer uma estrutura para que grandes e pequenas organizações, nos setores público e privado, na manufatura e serviços, em todas as regiões do mundo, façam gestão da energia.

Com aplicação ampla pelos setores econômicos, estima-se que a norma possa ter um impacto positivo de até 60% do uso de energia do mundo.

Entre os benefícios da aplicação da norma, destaca-se: o melhor uso de bens de consumo de energia; a criação de transparência e facilitação da comunicação na gestão de recursos energéticos; promoção das melhores práticas de gestão de energia e bons comportamentos de gestão de energia; avaliação e priorização da implementação de tecnologias eficazes de energia; estrutura para promover a eficiência energética em toda a cadeia de fornecimento; melhoria da gestão da energia para projetos de emissão de gases do efeito estufa; e integração com outros sistemas de gestão organizacional, tais como ambiental, de saúde e segurança.

Estrutura e funcionamento da norma

Podendo ser colocada em prática isoladamente ou de forma integrada a outras normas de sistemas de gestão, a ISO 50.001 segue o processo "planejar-fazer-verificar-agir" para melhoria contínua do sistema de gestão da energia. Essas características permitem que as organizações integrem a gestão da energia, objetivando melhorar a qualidade, a gestão ambiental e outros desafios que surgem em seus sistemas de gestão.

A norma está estruturada de maneira a permitir que as empresas desenvolvam uma política mais eficaz com relação ao uso da energia, estabelecendo metas e objetivos para atender a essa política. Também permite a utilização de dados para compreender melhor e tomar as decisões com relação ao uso e consumo, a medição dos resultados, além da revisão da eficácia da sua política para que se obtenha a melhoria contínua na gestão da energia.

Iso 50.001

A ISO 50.001 não determina metas para a melhoria de desempenho energético. Fica a cargo da organização ou das autoridades regulatórias. Isto significa que qualquer organização, independentemente de seu atual domínio de gestão da energia, pode implementar a ISO 50.001 para estabelecer uma linha de base e melhorá-Ia em um ritmo adequado ao seu contexto e capacidade.


Informações Adicionais

Israel M. Guratti

Gerente de Tecnologia

11 2175-0045

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090