Abinee
 
Newsletter Abinee - Edição 997 - 28-agosto-2015 - 16h30
 
 
 
Resultado do PIB mostra que aumento de impostos está descolado da realidade
 
Artigo do presidente da Abinee, Humberto Barbato

A atividade da economia encolheu 1,9% no segundo trimestre em relação ao trimestre imediatamente anterior, sendo que já havia recuado 0,7% no primeiro. O resultado foi muito pior do que era esperado. O aprofundamento da recessão na passagem do primeiro para o segundo trimestre, após ajuste sazonal, é o pior que se tem notícia em toda a série histórica desde 1996. Para o acumulado no primeiro semestre do ano, o resultado expressou queda de 2,1%, em relação a igual período de 2014. A partir dos resultados noticiados, as previsões para a retração do PIB neste e no próximo ano serão revisadas (atualmente estão em -2,06% para 2015, e -0,24% para 2016, de acordo com o Relatório Focus). Neste contexto econômico, a indústria de transformação continua sendo prejudicada. A queda no segundo trimestre foi de 8,3% em relação a igual período do ano anterior e de 7,6% no primeiro semestre do ano frente a igual período de 2014. Sem conseguir promover uma forte recuperação das exportações, a despeito da desvalorização cambial, e sofrendo com o aumento da taxa de juros e o fim dos estímulos tributários, o cenário para a indústria no segundo semestre é dramático. Com este panorama adverso tornam-se ainda mais descolados da realidade os últimos movimentos do governo em aumentar o peso da carga tributária para a economia produtiva.
 
Saiba mais
 
 
 
 
Abinee discute propostas para apoio às exportações
 
 
  Além de colher propostas das empresas para facilitar o comércio externo, durante a reunião, o presidente da Abinee elencou algumas ações da entidade, já em andamento, também para contribuir com a atividade exportadora das empresas.  
 
 
Abinee discute propostas para apoio às exportações
 
A Abinee realizou na quinta-feira (27), reunião com representantes de empresas associadas para discutir propostas para o estímulo ao comércio exterior. Ao abrir o encontro, o presidente da Abinee, Humberto Barbato, afirmou que, com a sinalização do governo, a partir do Plano Nacional de Exportações, que traz um conjunto de medidas que objetivam facilitar o acesso ao mercado, cabe à entidade identificar os temas que ocasionam mais dificuldades para a prática exportadora e apresentar propostas concretas com vistas a superar os gargalos.
 
Saiba mais
 
 
 
 
Curso Substituição Tributária para o Setor Eletroeletrônico
 
A Abinee, em parceria com a Foco Fiscal, realiza, no dia 16 de setembro, das 9h às 18h, no Auditório Abinee (Av. Paulista 1439 -6º andar-São Paulo-SP), o curso Substituição Tributária para o Setor de Eletroeletrônico. O objetivo é debater os problemas operacionais gerados pelas lacunas na legislação fiscal acerca da substituição tributária e apresentar soluções com base nas normas existentes através de apontamentos de casos práticos. O curso será ministrado pela advogada e consultora tributária, Claudia Marchetti.
 
Saiba mais
 
 
 
 
ABNT NBR ISO 14001 – Sistema de gestão ambiental
 
A ABNT colocou em consulta nacional o projeto de revisão ABNT NBR ISO 14001 – Sistema de gestão ambiental – Requisitos com orientações para uso, com data limite até 27 de setembro de .2015.

Clique aqui para tomar conhecimento do texto e apresentar eventuais comentários. Este serviço permite que você acesse, visualize, imprima e apresente sugestões aos Projetos de Norma. Se a sua empresa não for associada à ABNT, cadastre-se gratuitamente.

Mais informações com Geraldo Nawa.
 
 
 
 
Banco de Talentos: Vaga disponível para estagiário de direito
 
Está disponível no Banco de Talentos Abinee vaga para estagiário de direito em São Paulo (SP). O Banco de Talentos tem o objetivo de promover o encontro entre oferta e demanda de empregos e atende às necessidades das empresas que buscam profissionais em todos os campos de atuação do setor eletroeletrônico.

Acesse: http://www.abinee.org.br/talentos/
 
Banco de Talentos: Vaga disponível para estagiário de direito
 
 
  A ferramenta é uma excelente oportunidade para profissionais e estudantes que buscam uma colocação no mercado.  
 
 
 
 
 
Secretário do MDIC diz que é preciso uma nova estratégia de crescimento
 
 
  Ressaltando o caráter estratégico do setor eletroeletrônico para a competividade sistêmica de todo o conjunto da economia, Gadelha propôs a criação de uma agenda de ações a serem desenvolvidas em conjunto com a Abinee.  
 
 
Secretário do MDIC diz que é preciso uma nova estratégia de crescimento
 
Em reunião com representantes de empresas do setor eletroeletrônico associadas à Abinee, realizada na sexta-feira (21), o Secretário de Desenvolvimento da Produção (SDP/MDIC), Carlos Augusto Gadelha, afirmou que é preciso abrir agendas de trabalho no sentido de criar uma nova matriz de desenvolvimento no país.
 
Saiba mais
 
 
 
 
Lactec e Venturus entram para quadro de associados do IPD Eletron
 
O Instituto Lactec, sediado em Curitiba-PR, e o Instituto Venturus, com sede em Campinas-SP, passam a integrar o quadro de associados do IPD.
 
Saiba mais
 
Lactec e Venturus entram para quadro de associados do IPD Eletron
 
 
 
 
Simpósio Construção Sustentável
 
Simpósio Construção Sustentável   Abinee apoia o 8º Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável, que será realizado no dia 24 de setembro, na Cidade Universitária, em São Paulo.
 
Saiba mais
 
 
10ª Rio Pipeline
 
10ª Rio Pipeline   Será realizada de 22 a 24 de setembro, a Rio Pipeline Conference & Exposition com tema “Dutos Submarinos: um importante papel no desenvolvimento do Pré-Sal”, com apoio da Abinee.
 
Saiba mais
 
 
 
 
 
Assinar Edições Anteriores Cancelar
 
 
Newsletter Abinee
Jornalistas responsáveis: José Carlos de Oliveira, Jean Carlo Martins e Renata Nogueira Silvestre.
É autorizado o reenvio ou reprodução parcial ou na íntegra dos textos publicados desde que citada a fonte ou URL.
Copyright © Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica