ABINEE
Newsletter ABINEE
Edição 897 - 18/julho/2014 - 16h30
Senado aprova prorrogação da Lei de Informática

O Plenário do Senado aprovou na quarta-feira (16) projeto (PLC 61/2014) que prorroga o prazo dos benefícios garantidos ao setor de informática pela Lei 8.248/1991. A inclusão da matéria na pauta foi acertada pelos líderes partidários na terça (15). O PLC 61/2014 prorroga o benefício estabelecido pela Lei 8.248/1991 de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor de informática. Pelo texto do deputado Mendonça Filho (DEM-PE), até 2024 valerá a redução de 80%. Em 2025 e 2026, a redução será de 75%; e, de 2027 a 2029, de 70%. A extinção do benefício está prevista para 2029, dez anos a mais que o prazo atual de vigência (2019). A matéria já havia sido aprovada na Câmara dos Deputados no início de junho. Para o presidente da Abinee, Humberto Barbato, a Lei de Informática é uma política importante para o desenvolvimento do setor. Ele ressalta que a medida garante a isonomia competitiva da indústria de TIC instalada em todo o país em relação à Zona Franca de Manaus.

Plenária: Próximo governo terá grande desafio em 2015, diz Martone

O economista e professor Celso Luiz Martone afirmou, nesta quinta-feira (17), durante a Reunião Plenária da Abinee, que a atual condição econômica do Brasil precisa ser revista para que o país volte a crescer, e que isso deverá ser um grande desafio para o próximo presidente. Segundo ele, há quatro problemas fundamentais que devem ser enfrentados em 2015: reduzir a taxa de inflação; reverter a expansão fiscal; ajustar a taxa de câmbio e reduzir o déficit em conta-corrente; e restabelecer a confiança no governo. “Essas questões precisam ser solucionadas logo no primeiro ano de mandato. Se não fizer logo no começo, não fará mais, pois não terá como sobreviver quatro anos em desequilíbrio”, afirmou.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

Plenária: Reinaldo Azevedo analisa quadro político do país

Com sua verve característica, que pode ser acompanhada nas suas colunas da Revista Veja e da Folha de S. Paulo e nos comentários no programa “Pingos nos Is” da Rádio Jovem Pan, o jornalista Reinaldo Azevedo participou, nesta quinta-feira (17), da Reunião Plenária da Abinee, quando analisou o atual quadro político do país. Segundo ele, há, no momento, a possibilidade efetiva de alternância no poder. “Um dos motivos é que o ciclo da economia chegou ao fim”, disse.

Leia a notícia completa em Plenária Abinee: Reinaldo Azevedo analisa quadro político do país.

Cai produção de desktops e notebooks. Tablets avançam

As vendas de PCs, incluindo tablets, somaram 7,94 milhões de unidades de janeiro a maio de 2014, 6% inferior do registrado no mesmo mês período do ano passado. Segundo dados da IDC, organizados pela Abinee, este resultado contou com a queda de 35% nas vendas de desktops, que atingiram 1,6 milhão unidades, e retração de 22% dos notebooks (2,5 milhões).

Clique aqui e leia a íntegra da matéria.

Smartphones já representam 76% do mercado de celulares

De janeiro a maio de 2014, as vendas de telefones celulares atingiram 28,2 milhões de unidades, conforme dados da IDC, agregados pela Abinee, representando um crescimento de 8% em relação aos cinco primeiros meses de 2013. Deste total, foram comercializados 8,6 milhões de aparelhos tradicionais, que representou queda de 41% sobre o mesmo período do ano passado, e 19,5 milhões de smartphones, incremento de 71%.

Leia a matéria completa em Smartphones já representam 76% do mercado de celulares.

Aberta 3ª Chamada de Cooperação Tecnológica Brasil-Israel

A Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil (MDIC) e o Centro Industrial Israelense para P&D (MATIMOP), do Ministério de Comércio Industrial e Trabalho de Israel, lançaram a terceira chamada para a apresentação de propostas de cooperação tecnológica em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) entre empresas brasileiras e israelenses.

Clique aqui e leia a íntegra da matéria no site do IPD Eletron.

CURSOS ABINEE


30/07/2014 - Formação Básica Fiscal para Profissionais de Outras Áreas

31/07/2014 - Defesa Comercial

08/08/2014 - Formação Prática em Departamento Pessoal

24/09/2014 - Retenção de Tributos pela Fonte Pagadoral

Notícias do IPD Eletron


Faperj estimula a inserção de pesquisadores em MPEs locais
A Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) destina R$ 1,5 milhões para fomentar mestres e doutores a executarem projetos de ciência, tecnologia e inovação em micro e pequenas empresas (MPEs) situadas na unidade federativa. O principal objetivo é o estímulo à cultura da inovação e ampliar a competitividade da economia. Os interessados têm até 7 de agosto para submeter suas propostas.

Lançado Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento
A presidente Dilma Rousseff, em reunião conjunta do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) e da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), assinou na quarta-feira (25) o decreto que institui o Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento (PNPC). O PNPC será formado por medidas de estímulo a investimentos na busca por soluções para grandes problemas brasileiros, com objetivo de elevar parâmetros qualitativos e quantitativos de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).

Chamada para 3° ciclo de 2014 PIPE-FAPESP
A FAPESP lançou chamada de propostas para o Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) referente ao 3º Ciclo de Análise de 2014. Foram reservados até R$ 15 milhões para atendimento às propostas selecionadas, que deverão ser encaminhas a FAPESP até o dia 21 de julho de 2014.

Leia as notícias completas no site do IPD Eletron.

Newsletter ABINEE
Jornalistas responsáveis: José Carlos de Oliveira, Jean Carlo Martins e Renata Nogueira Silvestre
É autorizado o reenvio ou reprodução parcial ou na íntegra dos textos publicados desde que citada a fonte ou URL
Copyright © ABINEE - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica
Assinar Edições Anteriores Cancelar