Programas Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Financiamentos para Competitividade

Orientação para a elaboração de projetos visando principalmente obter financiamentos para capacitação tecnológica, pesquisa cooperativa, missões técnicas, treinamento de recursos humanos, programas de qualidade e certificação, ampliação fabril, através dos seguintes agentes:

BB - Banco do Brasil S.A.

BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

RHAE - Programa de Capacitação de Recursos Humanos para o Desenvolvimento Tecnológico

FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos

SEBRAE - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade - PBQP

A CNI - Confederação Nacional da Indústria coordena o PBQP - Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade da área industrial, e a Abinee, coordena os SSQP's - Subcomitês Setoriais da Qualidade e Produtividade dos seguintes setores:

Automação e Informática

Componentes Eletroeletrônicos

Eletrodomésticos

Telecomunicações

Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico Tecnológico PADCTIII

Atua na área de Componente de Desenvolvimento Tecnológico, destinada a financiar projetos que visam estreitar as formas de cooperação entre os setores produtores de conhecimentos técnico-científicos (universidades e institutos tecnológicos) e os setores usuários empresas. É viabilizada através de plataformas tecnológicas e projetos cooperativos.

As plataformas tecnológicas referem-se à organização de seminários, grupos de trabalhos, levantamentos e outras atividades, convocados por um setor específico da sociedade, preocupado em mapear a demanda de projetos técnico-científicos pertinente, promover negócios e formação de parcerias.

Por sua vez, caracterizam-se como projetos cooperativos, os projetos de P&D e engenharia, demandados e co-financiados pelo setor privado. Podem ser espontâneos ou resultantes de plataformas tecnológicas, de três tipos:

de apoio setorial ou pré-competitivos, cujo objetivo é o desenvolvimento de tecnologias de largo espectro de aplicação, que atendam ao interesse de um determinado setor industrial em fase pré-comercial, e temas de impacto sócio econômicos, inclusive para regiões menos favorecidas.

específicos ou proprietários, que buscam o desenvolvimento de produtos ou serviços específicos de uma empresa ou consórcio de empresas, cujos resultados possam levar ao lançamento de novos produtos e/ou processos.

de apoio tecnológico a pequenas empresas, que trata da prestação de assistência na resolução de problemas técnicos, engenharia e desenvolvimento tecnológico.


Informações Adicionais

Israel M. Guratti

Gerente de Tecnologia

11 2175-0045

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1439 - 6º andar - 01311-926 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090