Finame Componentes


Atenção: Este programa não está mais recebendo pedidos,
pois seu prazo de vigência está expirado.


Vigência: dezembro de 2015

Financiamento, por intermédio de agentes financeiros credenciados, para a aquisição de peças, partes e componentes, inclusive eletrônicos, de fabricação nacional, fornecidos para fabricantes cadastrados ao BNDES para incorporação em máquinas e equipamentos em fase de produção.

Os componentes devem ser cadastrados no BNDES e as empresas que já possuem seus produtos credenciados devem comunicar aos seus fornecedores para também cadastrarem seus componentes.

Beneficiárias: Empresas de qualquer porte, fabricantes de máquinas e equipamentos, integrantes do Cadastro de Fabricantes Informatizado do BNDES.

Custo da Operação = Taxa Fixa de 6,5% ao ano para as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) e 7,0% ao ano para as demais.

Participação do Financiamento do BNDES no valor total do investimento: até 70%

A partir de 2011, passaram a contar com as condições especiais do BNDES PSI a aquisição de partes, componentes e serviços tecnológicos para bens de capital. O Programa também financiará bens de tecnologia da informação e comunicação desenvolvidos no Brasil com tecnologia nacional, de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Prazo para operações com taxas fixas: 36 meses incluída a possibilidade de carência de 12 meses

O encaminhamento deve ser dirigido à instituição financeira credenciada, com a especificação técnica do bem a ser financiado. A instituição informará qual a documentação necessária, analisará a possibilidade de concessão do crédito e negociará as garantias. Após aprovação pela instituição, a operação será encaminhada para homologação e posterior liberação dos recursos pelo BNDES.


Conheça mais detalhes do Finame Componentes


Informações Adicionais

Cristina Keller

Analista de Economia

11 2175-0031

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090