Finame

Financiamento, por intermédio de agentes financeiros credenciados, a produção e a comercialização de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional, credenciados no BNDES, sem limite de valor, com capital de giro associado.

BK AQUISIÇÃO

Financiamento à aquisição de máquinas, equipamentos e bens de informática e automação nacionais novos, exceto ônibus, caminhões e aeronaves, com capital de giro associado para as MPMEs.

Taxa de juros = Custo financeiro + Remuneração básica do BNDES + Taxa de intermediação financeira + Remuneração da instituição financeira credenciada

Taxa de Juros

Participação máxima do BNDES

· Bens de informática e automação com tecnologia nacional e máquinas e equipamentos eficientes: até 70% do valor dos bens financiáveis.

· Demais Máquinas e Equipamentos: até 70% para MPMEs e até 50% para demais empresas.

Prazo

· Os prazos de carência e amortização são definidos de acordo com a capacidade de pagamento do cliente e do grupo econômico ao qual pertença, respeitado o prazo total máximo, que é, normalmente, de 5 anos.

· O prazo de carência, quando houver, deverá ser múltiplo de 3 e será de, no máximo, 2 anos para aquisição de máquinas e equipamentos e de, no máximo, 1 ano para aquisição de bens de informática e automação para qualquer tipo de indústria.

Garantias

· As Garantias são negociadas entre a instituição financeira credenciada e o cliente. Também é possível a utilização do BNDES FGI - Fundo Garantidor para Investimentos

BK PRODUÇÃO

Financiamento a fabricantes, independentemente do porte, para a produção de máquinas, equipamentos e bens de informática e automação já negociados com as respectivas compradoras.

Taxa de juros = Custo financeiro + Remuneração básica do BNDES + Taxa de intermediação financeira + Remuneração da instituição financeira credenciada

Taxa de Juros

Participação máxima do BNDES

O Banco financia até 70% do valor dos itens financiáveis, mas a participação do BNDES poderá ser aumentada para 90% do valor dos bens financiáveis.

Prazo

· O prazo total máximo de cada operação deverá ser estabelecido de acordo com o cronograma de fabricação definido no contrato celebrado entre o Fabricante e o Comprador, acrescido de 30 dias, e limitado a 18 meses.

· O prazo de carência de cada operação, incluído no prazo total, deverá ser de até 15 meses.

Garantias

· As Garantias são Negociadas entre a instituição financeira credenciada e o cliente. Também é possível a utilização do BNDES FGI - Fundo Garantidor para Investimentos


Conheça mais detalhes do Finame


Informações Adicionais

Cristina Keller

Analista de Economia

11 2175-0031

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090