Nível de Emprego do Setor Eletroeletrônico - Agosto/2023
Número de empregados do setor eletroeletrônico recua no mês de agosto de 2023, totalizando 267,2 mil funcionários, ficando praticamente estável no acumulado deste ano
Conforme dados do Novo Caged agregados pela Abinee, o número de empregados da indústria elétrica e eletrônica diminuiu 305 postos de trabalho no mês de agosto de 2023, totalizando 267,2 mil funcionários diretos.
Esta redução representa o saldo, ou seja, a diferença entre admissões e desligamentos.
O resultado mostra que o empresário do setor continua com muitas incertezas, que estão limitando os investimentos e paralisando os negócios.
Esses fatores permanecem prejudicando a atividade do setor, causando queda em diversos indicadores, tais como: produção, vendas, faturamento, importações e também no nível de emprego.
Com esta última retração, o número de funcionários da indústria eletroeletrônica (267,2 mil) ficou praticamente estável no acumulado deste ano, com 57 postos de trabalho a menos do que o registrado em dezembro de 2022 (267,3 mil trabalhadores).
Apesar desta diferença ser modesta, essa foi a primeira vez neste ano, que o número de empregados do setor fica abaixo do apontado em dezembro do ano passado.
Nota-se também que este total foi inferior aos 270,1 mil trabalhadores do setor empregados em agosto de 2022.
O saldo negativo no nível de emprego observado em junho de 2023 foi resultado das admissões de 9,5 mil empregados e de desligamentos de 9,8 mil trabalhadores.
As séries históricas desses indicadores estão disponíveis no site da Abinee em Economia e Estatísticas - Base de Dados Econômicos.