Índice de Confiança do Empresário Industrial - Setembro/2020

Confiança do empresário da indústria eletroeletrônica aumenta pelo quarto mês consecutivo retomando patamar anterior à pandemia

ICEI do Setor Eletroeletrônico

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Setor Eletroeletrônico, conforme dados da CNI agregados pela Abinee, atingiu 63,1 pontos no mês de setembro de 2020, 4,9 pontos acima do verificado em agosto deste ano (58,2).

Destaca-se que esse foi o quarto aumento consecutivo desse indicador.

Índice de Confiança

Nota-se também que o ICEI permaneceu acima da linha divisória dos 50 pontos pelo segundo mês seguido.

Vale lembrar que o ICEI varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos mostram confiança do empresário industrial e abaixo de 50 pontos apontam falta de confiança.

Com esses aumentos o ICEI do setor ultrapassou, primeira vez, o índice verificado em fevereiro de 2020 (62,3 pontos), período anterior aos impactos da pandemia de Covid-19 na atividade econômica.

Nota-se que, o Índice de Confiança em setembro de 2020 superou também o apontado em setembro do ano passado (56,7 pontos).

Índice de Confiança

Componentes do ICEI do Setor Eletroeletrônico

O ICEI é composto pelo índice de condições atuais e pelo índice de expectativas.

No mês de setembro de 2020 foram observados aumentos nesses dois índices, com destaque para a elevação de 9 pontos no índice de condições atuais, que passou de 49 pontos para 58 pontos.

Essa foi a primeira vez desde a chegada do Coronavírus no Brasil, em março de 2020, que o índice de condições atuais ultrapassa a linha divisória de 50 pontos, indicando que os empresários estão enxergando recuperação na atividade econômica.

Além disso, o índice de expectativas também cresceu, aumentando de 63 para 65 pontos, mostrando melhora das expectativas em relação aos próximos seis meses.

O índice de confiança mais favorável, divulgado pela CNI, juntamente com a melhora em outros indicadores do setor apontados nas sondagens da Abinee, nos dados de produção do IBGE, nas informações de importações da SECEX/MDIC, no nível de emprego do Novo Caged, entre outros, sugerem que os piores impactos da pandemia de Covid-19 já passaram, com efeitos mais nocivos nos meses de abril e maio.

ICEI do Setor Eletroeletrônico por segmentos – Áreas Elétrica e Eletrônica

No mês de setembro, os comportamentos do ICEI da área elétrica e da área eletrônica foram similares, com aumento de 4,9 pontos nos dois casos ao comparar com o mês imediatamente anterior.

No caso da área elétrica, o ICEI passou de 58,2 para 63,1 pontos e na área eletrônica, aumentou de 58,1 para 63,0 pontos, no período citado.

Com esses incrementos, verificou-se que tanto o índice da área elétrica, quanto da área eletrônica ultrapassaram os resultados apontados em setembro de 2019. Vale lembrar que esses índices haviam apontado 57,9 pontos na área elétrica e 55,3 pontos na eletrônica.

ICEI da Indústria Geral

No mês de setembro de 2020, o ICEI da indústria geral também cresceu, aumentando de 57,0 para 61,6 pontos.

Neste caso também, o índice superou a linha de 50 pontos, indicando recuperação da confiança.

Assim como aconteceu com o ICEI do setor eletroeletrônico, a melhora na confiança do empresário da indústria geral também contou com a elevação no índice de condições atuais (que aumentou de 47 para 55 pontos) e com o aumento do índice de expectativas (que passou de 62 para 65 pontos).

Destaca-se que, com essa elevação, o índice de condições do empresário também ultrapassou a linha de 50 pontos pela primeira vez desde março de 2020. O índice de expectativas permaneceu acima dessa linha pelo terceiro mês seguido.

Com esses resultados, o ICEI da indústria geral também foi superior ao verificado no igual período do ano passado, que estava em 59,5 pontos.

Índice de Confiança


As séries históricas desses indicadores estão disponíveis no site da Abinee em Economia e Estatísticas - Base de Dados Econômicos.

 
 
 

Informações Adicionais

Luiz Cezar Elias Rochel

Gerente de Economia

11 2175-0030

Informações Imprensa

Jean Carlo Martins

Assessor de Comunicação

11 2175-0099

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090