Índice de Confiança do Empresário Industrial - Novembro/2020

Confiança do empresário da indústria eletroeletrônica aumenta novamente

ICEI do Setor Eletroeletrônico

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Setor Eletroeletrônico, conforme dados da CNI agregados pela Abinee, atingiu 62,9 pontos no mês de novembro de 2020, 3,0 pontos acima do verificado em outubro deste ano (59,9).

Com isso, o ICEI voltou a crescer após a redução observada no mês anterior.

Índice de Confiança

Vale lembrar que a queda verificada em outubro de 2020 havia sido a primeira ocorrida depois de quatro aumentos consecutivos.

Destaca-se também que o ICEI permaneceu acima da linha divisória dos 50 pontos pelo quarto mês seguido, demonstrando confiança do empresário industrial do setor.

As empresas do setor eletroeletrônico esperam que a retomada da atividade continue nos próximos meses. Porém, permanece a atenção em relação à evolução da pandemia no Brasil e no mundo, principalmente devido à segunda onda que está ocorrendo na Europa e Estados Unidos, e também às ações que serão realizadas pelo governo para amenizar esses impactos na economia.

Índice de Confiança

Vale lembrar que o ICEI varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos mostram confiança do empresário industrial e abaixo de 50 pontos apontam falta de confiança.

Destaca-se que o ICEI de novembro de 2020 também foi superior ao verificado em novembro do ano passado, que estava em 61,0 pontos.

Componentes do ICEI do Setor Eletroeletrônico

O ICEI é composto pelo índice de condições atuais e pelo índice de expectativas.

No mês de novembro de 2020 foram observadas elevações nesses dois índices, com aumento de 7 pontos no índice de condições atuais, que passou de 54 pontos para 61 pontos; e incremento de 1 ponto no índice de expectativas, que subiu de 63 para 64 pontos.

Ressalta-se que, tanto o índice de condições atuais quanto o de expectativas permanecem acima da linha divisória de 50 pontos, indicando que os empresários continuam confiantes.

ICEI do Setor Eletroeletrônico por segmentos - Áreas Elétrica e Eletrônica

O aumento da confiança do empresário do setor, no mês de novembro, ocorreu devido às elevações tanto no ICEI da área eletrônica, que aumentou 4,4 pontos, subindo de 56,7 para 61,1 pontos; quanto da área elétrica que passou de 62,8 pontos para 64,6 pontos (+1,8 ponto).

Observou-se também, que no mês de novembro de 2020, os índices de confiança da área eletrônica e da área elétrica foram superiores aos verificados em novembro do ano passado.

ICEI da Indústria Geral

No mês de novembro de 2020, o ICEI da indústria geral apontou incremento de 1,1 ponto em relação a outubro deste ano, atingindo 62,9 pontos.

Dessa forma, o índice permaneceu acima da linha de 50 pontos pelo quarto mês seguido, indicando confiança do empresário.

A melhora na confiança do empresário da indústria geral contou tanto com a elevação no índice de condições atuais (que aumentou de 56 para 59 pontos), quanto pelo índice de expectativas que subiu de 64,5 para 64,8 pontos.

Vale lembrar que os índices de condições atuais e de expectativas permanecem acima dessa linha de 50 pontos, indicando confiança do empresário industrial.

Destaca-se também, que, com esses resultados, o ICEI da indústria geral continuou acima do verificado no igual período do ano passado, que estava em 62,5 pontos.

Índice de Confiança


As séries históricas desses indicadores estão disponíveis no site da Abinee em Economia e Estatísticas - Base de Dados Econômicos.

 
 
 

Informações Adicionais

Luiz Cezar Elias Rochel

Gerente de Economia

11 2175-0030

Informações Imprensa

Jean Carlo Martins

Assessor de Comunicação

11 2175-0099

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090