Índice de Confiança do Empresário Industrial - Junho/2020

Confiança da indústria eletroeletrônica reage, mas pessimismo permanece

ICEI do Setor Eletroeletrônico

No mês de junho de 2020, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Setor Eletroeletrônico, conforme dados da CNI agregados pela Abinee, aumentou 9,3 pontos em relação ao mês de maio, atingindo 40,3 pontos.

Índice de Confiança

Esse incremento ocorreu após quatro quedas consecutivas que, juntas, somaram 33,2 pontos.

Com isso, o ICEI do setor se afastou do piso da série histórica observado nos meses de abril e maio deste ano.

Índice de Confiança

Vale lembrar, que o ICEI varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário industrial e abaixo de 50 pontos mostram falta de confiança.

O resultado apontado no mês de junho permaneceu abaixo dos 50 pontos, indicando pessimismo do empresário, porém em menor intensidade do que o observado nos dois meses anteriores.

Ao comparar com o mês de junho do ano passado (54,2 pontos), o ICEI do setor recuou 13,9 pontos.

Componentes do ICEI do Setor Eletroeletrônico

O ICEI é composto pelo índice de condições atuais e pelo índice de expectativas.

O aumento na confiança do empresário do setor ocorreu devido a melhora no índice de expectativas em relação aos próximos seis meses, que passou de 36 pontos em maio, para 48 pontos em junho.

Por outro lado, o índice de condições atuais, que atingiu 25 pontos em junho, permaneceu no piso da série histórica iniciada em janeiro de 2010, aumentando apenas 3 pontos em relação a maio.

Esses resultados são consequências da pandemia de Covid-19 que continua causando muita preocupação para os empresários.

ICEI do Setor Eletroeletrônico por segmentos – Áreas Elétrica e Eletrônica

Ao analisar por segmentos, observa-se que, no mês de junho, o ICEI da área eletrônica aumentou de 30,1 para 39,2 pontos. Na área elétrica, a elevação do índice foi de 31,9 para 41,3 pontos.

Destaca-se que, mesmo com as elevações consideráveis registradas nos dois segmentos, esses indicadores permaneceram abaixo dos verificados em junho do ano passado, quando o ICEI da área eletrônica havia atingido 54,0 pontos e da elétrica 54,4 pontos.

ICEI da Indústria Geral

O ICEI da indústria geral no mês de junho de 2020 atingiu 41,2 pontos, 6,5 pontos acima do atingido no mês imediatamente anterior (34,7 pontos).

Neste caso também, apesar da melhora, o índice continuou abaixo da linha dos 50 pontos, indicando falta de confiança do empresário.

Assim como aconteceu com o ICEI do setor eletroeletrônico, a melhora na confiança do empresário da indústria geral foi mais influenciada pelo índice de expectativas (48 pontos) que aumentou 8 pontos, do que pelo índice de condições atuais ( 28 pontos), cujo incremento foi de 3 pontos.

Observou-se também que o ICEI da Indústria Geral continuou inferior ao apontado no mesmo mês do ano passado (54,2 pontos).

Índice de Confiança


As séries históricas desses indicadores estão disponíveis no site da Abinee em Economia e Estatísticas - Base de Dados Econômicos.

 
 
 

Informações Adicionais

Luiz Cezar Elias Rochel

Gerente de Economia

11 2175-0030

Informações Imprensa

Jean Carlo Martins

Assessor de Comunicação

11 2175-0099

 
 
Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Escritório Central: Avenida Paulista, 1313 - 7º andar - 01311-923 - São Paulo - SP
Fone: 11 2175-0000 - Fax: 11 2175-0090